quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

IV Luzias - festival da música, da mocidade, da alegria e da partilha!

Nem o frio tirou o encanto do IV Luzias que se realizou nos dias 22, 23 e 24 de novembro. 
O festival começou na sexta-feira com a receção das tunas convidadas que foram chegando enquanto a noite caía. 
Como é tradição realizou-se uma serenata à cidade no Largo de São Domingos e as tunas com as suas belas músicas aqueceram os corações dos vianenses que assistiam às suas belas e apaixonadas interpretações. 
Terminada a serenata as tunas continuaram a festa no Inka Bar onde encantaram todos os presentes com as suas músicas e boa disposição. Como a noite ainda era uma criança e havia muito para dançar a animação continuou no Centro Histórico Bar. Após muitos passos de dança e muitos finos de taco as tunas foram descansar pois ainda havia muito festival para viver. 
O Sábado chegou e as tunas foram aparecendo no Centro Académico do IPVC. Enquanto decorria o almoço as tunas aproveitavam para conviver, cantar as suas músicas e “escrever” histórias e momentos para mais tarde recordar. 
Durante a tarde a alegria continuou no Gôndola Bar, onde decorreram várias atividades, nomeadamente uma aula de zumba. Ninguém ficou indiferente à contagiante energia da professora de zumba. As meninas das tunas bailaram, tiraram casacos, desapertaram coletes… o calor foi muito! Até as pessoas que passavam pelo bar se deixaram contagiar e participaram na aula de zumba. Como a temperatura subiu os finos foram uma bebida muito apreciada durante esta tarde, à semelhança do que foi acontecendo ao longo de todo o festival. As horas foram passando e a tão aguardada hora do espetáculo do IV Luzias chegou. O Teatro Sá de Miranda foi o palco do grandioso espetáculo deste festival de tunas femininas. A Hinoportuna - Tuna Académica do IPVC abriu o festival, tendo os padrinhos das anfitriãs do evento interpretado vários temas já conhecidos do público vianense. Seguiu-se a TFMUC - Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, a TUFES - Tuna Feminina Scalabitana, a TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico e finalmente a Tuna Feminina do OUP - Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto. E para terminar o espetáculo a TUnice brindou os presentes com as suas belas interpretações e chegava também a hora de anunciar as vencedoras desta edição do festival (ver prémios abaixo).Vale a pena ainda acrescentar que o espetáculo teve um carácter solidário, sendo que uma parte do dinheiro angariado com a venda dos bilhetes reverteu a favor do “Movimento vamos ajudar o Nando”. O Gôndola Bar esperava novamente pelas tunas e estas rumaram todas para a festa “Aguenta-te com esta!”. E que bem que aguentaram e dançaram até quase o sol nascer.
E o último dia do festival começou com uma bela churrascada. Mais uma vez as tunas não deixaram de fazer aquilo que sabem melhor, cantar as suas belas e animadas canções. A tarde foi passando e a despedida das tunas foi decorrendo… ficando a certeza que todas as participantes neste festival levaram na memória e no coração bons momentos que ajudarão a escrever mais umas linhas das suas vidas. 
À tuna organizadora resta agradecer a todos os que tornaram mais uma edição do Luzias possível. E mal acabou já deixa saudades… até para o ano Luzias!
 
Prémios
Melhor Tuna - TFIST
Melhor Solista - TFMUC
Melhor Porta-Estandarte - TFMUC
Melhor Instrumental - TFOUP
Melhor Pandeireta - TFMUC 
Melhor Serenata - TFMUC 
Tuna Mais Tuna - TFIST

Sem comentários:

Enviar um comentário